sábado, agosto 27

A ESCOLHA por Bárbara Minas


O post de hoje não será escrito por mim mas por uma amiga que aceitou o meu desafio e escreveu para vocês o que é para ela ser psicóloga. Nada mais oportuno para este dia do Psicólogo.

A ESCOLHA

"Sou Psicóloga por uma espécie de vocação interior, um "bichinho" que tenho desde o 9º ano de escolaridade e que foi confirmado por testes de orientação vocacional. 
A vida é feita de escolhas, todos sabemos, e esta foi a minha.
Quando se ouve constantemente "gostas mesmo daquilo que fazes", levou-me várias vezes a ruminar o porquê, será assim tão visível? Mas como se problemas são a nossa fonte de sobrevivência?

Fez-se o clique quando me foi pedido pela Ana, a minha colega de comboio, para escrever para o blog dela sobre a minha profissão e pensei, "porque não fazer nascer o meu?". Obrigado Ana, é um enorme prazer, todos os dias, acompanhar-te. Todos os dias em que vou de comboio me perguntas "então, como foi o teu dia?" e quando dou por mim aquela expressão séria (de quem trabalha num tribunal) transformou-se numa sequência de gargalhadas e sorrisos com as histórias do meu dia-a-dia.

Mas voltando à essência ... Diz o senso comum que ser psicólogo é das profissões que nos fazem mais felizes e eu sou obrigada a concordar. Na realidade qualquer profissão em que se estabeleça contacto direto com o ser humano só por si já é enriquecedora, gratificante e faz dos seus bons profissionais felizes. Do meu ponto de vista, não há nada melhor que chegar ao fim do dia e ouvir um "obrigado pelo que faz por mim" sincero e saber que fizemos a diferença no Mundo de alguém. Eu sei que faço na vida da Ana, por exemplo, nem que seja nas rugas que ela ganha de se rir comigo. Mentiria, no entanto, se afirmasse que não me via a trabalhar noutras coisas. Claro que sim, mas nunca abandonaria a Psicologia na sua totalidade.

Confesso que há dias muito desgastantes, principalmente emocionalmente. Que tudo o que não se quer é problemas e conversas porque nós, sendo simples seres humanos, também temos as nossas crises, desgostos e desilusões. Há dias em que mesmo para nós tudo é pesado e carregado de emoções e ficamos de cabeça cheia mas ... e como qualquer pessoa sabemos que tudo é passageiro. Deitamos na cama, fechamos os olhos e sabemos que o Mundo continua a girar.

Para concluir, esta pequena introdução e como é inevitável referir o meu dia a dia sem a Psicologia (e o comboio) espero que seja do agrado dos leitores e que mesmo não me conhecendo seja perceptível a satisfação que existe com aquilo que faço."

***

E assim termina um post especial. Um post escrito por uma colega que se tornou uma amiga.
Uma pessoa com um coração enorme.

Se gostaram deste post e querem ver mais do género digam-me nos comentários.

P.S. Hoje tivemos vídeo novo no youtube - Está AQUI para quem quiser assistir

Muito obrigada a todos. E para rematar gostava de vos dizer apenas:
SIGAM OS VOSSOS SONHOS

Sem comentários:

Enviar um comentário